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OFERTA FORMATIVA

Microplásticos: tudo o que (ainda não) sabemos! – 3ª Edição

Objetivos

Este curso tem como objetivo dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos.

O curso é composto por sessões teóricas, sobre a origem e caracterização de microplásticos, a contaminação terrestre e aquática e os potenciais efeitos observados nos diferentes organismos, incluíndo os humanos. Esta informação será complementada com recurso a casos de estudo recentes, realizados pela equipa de formação.

Principais objetivos

  • Promover uma educação para a sustentabilidade do meio ambiente
  • Atualizar conceitos científicos e sua aplicação pedagógica
  • Fornecer recursos educativos adequados aos diferentes níveis de ensino
  • Valorizar a participação dos cidadãos na gestão e proteção do meio ambiente e seus recursos

Enquadramento da ação de formação

  • Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – pilar Transição Climática e área prioritária Aumentar o potencial produtivo
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ONU, Agenda 2030
    • ODS 4 Educação de qualidade
    • ODS 12 Produção e consumo sustentáveis
    • ODS 13 Ação climática
    • ODS 14 Proteger a vida marinha
  • Objetivos estratégicos da Estratégia Nacional para o Mar 2030
    • OE 1 Combater as alterações climáticas e a poluição e proteger e restaurar os ecossistemas
    • OE 2 Fomentar o emprego e a economia azul, circular e sustentável
    • OE 4 Apostar na garantia da sustentabilidade e na segurança alimentar
    • OE 7 Estimular o conhecimento científico, desenvolvimento tecnológico e inovação azul
    • OE 8 Incrementar a educação, a formação, a cultura e a literacia do oceano
  • Princípios de Literacia do Oceano
Destinatários

Investigadores desta área e decisores.

Professores

Caso seja professor dos grupos 230, 520 e 560, e esteja interessado numa sessão acreditada deste curso, contacte-nos para construirfuturo@ciencias.ulisboa.pt.

Sessão em escolas

A equipa de formação também está disponível para realizar uma versão reduzida deste curso diretamente nas escolas, contactando desta forma com os alunos de vários níveis de ensino. Professores e/ou alunos interessados podem contactar-nos para construirfuturo@ciencias.ulisboa.pt.

Estrutura

O curso é constituído por sessões teóricas, sob a forma de seminários, com apresentação complementar de casos de estudo recentes.

Tópicos principais

  1. Microplásticos: origem e caracterização (3h) – 21 abril 2025, 18h-21h
  2. Contaminação por microplásticos (fontes de contaminação e destino, nas diferentes matrizes ambientais) (3h) – 22 abril 2025, 18h-21h
  3. Potenciais efeitos dos microplásticos nos organismos (estudos de caso) (3h) – 23 abril 2025, 18h-21h
  4. Potenciais efeitos dos microplásticos nos ecossistemas (estudos de caso) (3h) – 24 abril 2025, das 9h-12h

Em cada um destes módulos serão apresentados os conceitos básicos sobre a problemática atual dos microplásticos e nanoplásticos, em relação à sua origem, caracterização e potenciais efeitos nos organismos e impactos nos ecossistemas. Além disso, uma perspetiva mais atual sobre os efeitos destes poluentes emergentes, e que discrimina os efeitos da partícula dos efeitos do polímero em si, permitirá aos formandos adquirir formas mais realistas, e com conhecimento de causa.

Avaliação

A ação tem um caráter teórico e permitirá aos formandos explorar o processo científico e executar práticas experimentais, que possam reproduzir na sua prática. As metodologias de trabalho ao longo da ação baseiam-se, fundamentalmente:

  • Sessões teóricas
  • Reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas
  • Os métodos utilizados para a aprendizagem dos conteúdos serão diversificados, com recurso a apresentação, a análise de estudos de caso e a realização de dinâmicas de grupo
  • Será privilegiada a aprendizagem colaborativa

Regime de avaliação dos formandos

A avaliação dos formandos é individual e contínua. Consideram-se os seguintes parâmetros de avaliação:

  • Empenho, autonomia e iniciativa (40%)
  • Relatório autocrítico individual dos formandos (60%)

Os formandos serão sujeitos à avaliação quantitativa na escala de 1 a 20 e que prevê a aplicação da seguinte escala:

  • Excelente – de 18 a 20 valores
  • Muito Bom – de 16 a 18 valores
  • Bom – de 13 a 16 valores
  • Regular – de 10 a 13 valores
  • Insuficiente – de 1 a 10 valores
Horário

O curso terá a duração de 12 horas repartidas por 4 dias, em formato online.

  • Horário: 18h-21h
Custo
  • Taxa de inscrição (em caso de candidatura ser aceite – inclui seguro escolar): 5€
  • Propina: 100€

Condições especiais

  • 10% – Empresas não parceiras que inscrevam 3 ou mais colaboradores
  • 15% – Parceiros e colaboradores (incluíndo associações e empresas em que CIÊNCIAS participa)
  • 25% – Alunos e ALUMNI de CIÊNCIAS
  • 15% – Alumni da Universidade de Lisboa

Coordenação

Carlos Gravato
Professor auxiliar FCUL
Short CV
Professor auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tem desenvolvido investigação em ecotoxicologia, ecofisiologia, biologia do stresse, nomeadamente no desenvolvimento de biomarcadores de dano e defesa, com o intuito de fornecer ferramentas de alerta precoce e compreender as respostas dos organismos a alterações do meio ambiente. Participou ativamente em atividades de comunicação de ciência, ações de formação e cursos no âmbito dos trabalhos desenvolvidos, principalmente os estudos dos efeitos de microplásticos nos organismos.

Formadores

Ana Luisa Silva
Investigadora Universidade de Aveiro
Short CV
Licenciada em Ensino de Biologia e Geologia (Universidade do Algarve, 2003), mestre em Biodiversidade e Recursos Genéticos (Universidade do Porto, 2006) e doutorada em Biologia e Ciências Ambientais (Universidade de Aveiro e Universidade de Aarhus, 2015). Investigadora no Departamento de Biologia (CESAM, Universidade de Aveiro), com uma linha de investigação centrada na biodegradação e efeitos ecotoxicológicos dos plásticos petroquímicos ou de base biológica, de macro a micro-dimensão, em ambientes aquáticos e terrestres. Está envolvida em vários projetos relativos a contaminantes emergentes e coordenou um projeto nacional no domínio dos microplásticos.
Carolina Rodrigues
Laboratório da Paisagem
Short CV
Coordenadora científica do Laboratório da Paisagem de Guimarães e co-presidente do Grupo de Trabalho “Áreas Verdes e Biodiversidade” da Rede de Cidades Europeias EUROCITIES, desde 2019. Doutorada em Biologia pela Universidade do Porto e Investigadora nas áreas de Biologia da Conservação e Ecologia. Ao longo do seu percurso profissional, tem colaborado em projetos que congregam a importância da partilha do conhecimento e a preponderância da aposta local na investigação e desenvolvimento como motores para a definição de novas políticas ambientais.
Andreia Rodrigues
Short CV
Doutorada em Biologia Aplicada, Ecotoxicologia e Biologia Ambiental, tem desenvolvido investigação em ecotoxicologia, biologia do stresse e segurança alimentar. Tem combinado o uso de ferramentas fisiológicas, bioquímicas e moleculares para avaliar as respostas dos organismos a diversos stressores, assim como melhorar o bem-estar animal e a segurança alimentar em cenários de produção aquícola. Recentemente, aumentou o seu conhecimento em avaliação de risco em segurança alimentar, através de um treino patrocinado pela Entidade Europeia para a Segurança Alimentar – EFSA. Mantém ativamente parcerias internacionais, participa frequentemente em conferências científicas e ações de divulgação de ciência onde mostra e debate os resultados do seu trabalho com os diferentes públicos. Possui Certificado de Competências Pedagógicas para exercer a atividade de Formador (Certificado nº EDF 553903/2010 DC de 05/11/2010).

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ECTS: 0.5
FORMATO: Remoto
REGIME: Pós-Laboral
INÍCIO: 21/04/2025
FIM: 24/04/2025
DURAÇÃO: 12 Horas
ÁREA CIENTÍFICA: Ciências da Vida
CANDIDATURAS
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Onde Estamos
Campo Grande 1749-016, Lisboa, Portugal
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