Home Page

CANDIDATURAS ABERTAS !

Biomarcadores na aquicultura: novas ferramentas práticas

A aquicultura desempenha um papel cada vez mais importante na produção mundial de alimentos de origem aquática. Este curso dotará os seus participantes de novos conhecimentos e de ferramentas sobre as vantagens da utilização de biomarcadores na produção aquícola. Os formandos adquirirão informação relevante sobre aplicabilidade destas novas ferramentas bioquímicas na aquicultura, em particular para a obtenção de informações importantes sobre o crescimento, a utilização de alimentos, a atividade, o stress e o estado de saúde dos organismos, essenciais na gestão destes recursos.

Início: 27/06/2024
Regime: Pós-Laboral
Duração: 7 Horas
Formato: Remoto
Data Limite de Candidatura: 11/06/2024

Próxima edição Janeiro 2025

Este curso dotará os formandos de competências básicas em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), orientados para as ciências do mar e a zona costeira. Os seus participantes obterão conhecimentos básicos na exploração e representação de dados de deteção remota relativos ao meio marinho. As imagens de satélite, dadas como exemplo, são uma ferramenta relevante na caracterização e monitorização de diversos fenómenos, apresentando especial importância na aplicação a áreas onde a informação in situ é particularmente complexa de obter, como é o caso do mar.

Início: 11/01/2024
Regime: Laboral
Duração: 42 Horas
Formato: Presencial
Data Limite de Candidatura: 28/12/2024

CANDIDATURAS ABERTAS!

Visamos valorizar a participação dos cidadãos na gestão e proteção dos oceanos e seus recursos. Os formandos obterão os conhecimentos necessários para promover de forma ativa uma educação para a sustentabilidade dos oceanos.  O Curso está acreditado pelo CCPFC. O Curso está creditado para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 510, 520 e 560.

O Curso tem 2 edições em 2024:
* 1ª Edição de 17/09/2024 a 05/10/2024 – Lisboa
* 2ª Edição de 15/10/2024 a 02/11/2024 – Peniche/ Figueira da Foz

Início: 17/09/2024
Regime: Pós-Laboral
Duração: 28 Horas
Formato: Híbrido
Data Limite de Candidatura: 03/09/2024

CANDIDATURAS ADIADAS

A segurança alimentar é um problema global que visa garantir o acesso de todos a uma alimentação saudável. Este curso capacitará os formandos na análise de perfis nutricionais de vários alimentos e níveis de segurança de nutrientes, bem como a avaliação da rastreabilidade e autenticidade dos alimentos. Várias das técnicas analíticas abordadas no curso são de utilidade para diversos atores das cadeias alimentares (produção e fornecimento), e permitirão aos formandos adquirir competências na avaliação da autenticidade, frescura e boa conservação alimentar como forma de combate à fraude.

Regime: Pós-Laboral
Duração: 35 Horas
Formato: Presencial

CANDIDATURAS ENCERRADAS !

Este programa pretende ser o melhor curso internacional de Cibersegurança de curta/média duração para executivos e decisores na Europa, proporcionando uma compreensão global dos riscos e desafios para as organizações resultantes de uma economia cada vez mais digital. O programa está alicerçado na partilha de conhecimentos e experiência por parte de peritos da indústria, de reguladores e de reputados académicos, sobre as implicações dos riscos de cibersegurança em termos do negócio, governance e conformidade (compliance) das organizações.

Importa salientar que o programa dá a conhecer as implicações e responsabilidades pessoais para Conselhos de Administração, Conselhos de Supervisão/Conselhos Fiscais, Diretores e Decisores de organizações no âmbito da Diretiva NIS2 e do Regulamento DORA (que serão transpostos para a legislação nacional em breve).

VAGAS LIMITADAS

Tendo em conta as características do curso, as funções ocupadas pelos docentes do programa e alguns conteúdos mais sensíveis de um ponto de vista de segurança, os candidatos são sujeitos a uma avaliação curricular e a um processo de “Fit & Proper” antes da aprovação da participação no curso.

 

Início: 11/04/2024
Regime: Pós-Laboral
Duração: 33 Horas
Formato: Híbrido
Data Limite de Candidatura: 31/03/2024

CANDIDATURAS ENCERRADAS ! Novas datas a anunciar em breve

Visamos dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como, alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos, utilizando uma abordagem de ensino científico, mas com um discurso adequado a formandos sem formação científica. Os participantes conhecerão a origem, e como podem ser caracterizados, os microplásticos e quais os principais aspetos associados à contaminação dos meios terrestre e aquático, para combate à poluição plástica que é um problema global com elevados riscos ambientais, sociais, económicos e sanitários.

O Curso está acreditado pelo CCPFC. O Curso está creditado para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 520 e 560.

* 3ª Edição – 4 e 5 de abril – Lisboa

Início: 04/04/2024
Regime: Laboral
Duração: 12 Horas
Formato: Presencial
Data Limite de Candidatura: 22/03/2024

EDIÇÃO 2024 – Data a anunciar em breve

A urbanização é um processo global, relacionado com o desenvolvimento industrial e económico das sociedades modernas, o qual tem conduzido à expansão das cidades com impactos ambientais reconhecidos, e promovido a desconexão com a natureza e mudanças nos comportamentos humanos. Com este curso pretende-se que os formandos compreendam e integrem o conhecimento desenvolvido por práticas que usam planeamento de sistemas vivos em contexto urbano, sejam informados sobre exemplos concretos de sistemas vivos saudáveis e sustentáveis, e usem as competências desenvolvidas ao longo do curso para aplicar em projetos reais, propostos pelos próprios, utilizando o Laboratório Vivo de Permacultura da FCUL como caso de estudo unificador.

Regime: Laboral
Duração: 35 Horas
Formato: Presencial

CANDIDATURAS ENCERRADAS !

Este curso tem como objetivo dar aos formandos informação introdutória sobre o problema da qualidade de software, terminologia utilizada na área de Verificação e Validação (VV), e explorar/praticar diferentes técnicas de Verificação e Validação relevantes para construir sistemas de software de alta qualidade. No final do curso, espera-se que os participantes sejam capazes de projetar e executar efetivamente um plano de Verificação e Validação num projeto de software.

Regime: Laboral
Duração: 28 Horas
Formato: Remoto