Skip to content
Home Page
  • PRR
  • Sobre Nós
  • Parcerias
  • Onde Estamos
Menu
  • PRR
  • Sobre Nós
  • Parcerias
  • Onde Estamos
OFERTA FORMATIVA

A importância da atividade experimental no ensino da Química: um processo de ensino – aprendizagem – 1ª Edição

Objetivos

Os objetivos da presente ação são:

  • Integrar o conhecimento científico da área da Química em questões do quotidiano
  • Promover o papel do trabalho experimental como metodologia no Ensino da Química
  • Desenvolver atividades experimentais que contribuam para aperfeiçoar as competências científicas dos professores, quer a nível prático quer a nível teórico, e que possam constituir recursos promotores de sucesso na aprendizagem da Química

O Curso está acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22).

Destinatários

Professores  do Grupo 510 dos Ensinos Básico e Secundário.

Estrutura

A disciplina de Química integra a componente específica do plano de estudos do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, do 12º ano, no seguimento da disciplina de Física e Química A dos 10º e 11º anos. Estas disciplinas têm como objetivo proporcionar uma visão global e atual dos aspetos relevantes do conhecimento químico, da construção do conhecimento científico e do papel da ciência na interpretação do mundo.

As Aprendizagens Essenciais (AE) destas disciplinas estão organizadas em domínios que incluem, entre outros, para 11º ano de FQ-A, “Equilíbrio químico e reações em sistemas aquosos”, na componente de Química e, para o 12ºano, “Metais e ligas metálicas” (Estruturas, propriedades e degradação dos metais, e sua envolvência no ambiente e vida).

Na presente ação de formação propõe-se a realização de diferentes experiências laboratoriais que se enquadram nos domínios atrás referidos para as AE nas disciplinas da área da Química, todas passíveis de serem adaptadas para execução em sala de aula, mediante simplificações adequadas às metas curriculares.

A ação envolve uma sessão de apresentação, sete sessões laboratoriais e uma sessão final de avaliação dos formandos:

  • Sessão 1 (1h) – Apresentação da ação de formação
    • objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação e organização dos grupos de trabalho
  • Sessão 2 (3h) – Aula laboratorial
    • Determinação do teor do aditivo E330 (ácido cítrico) em refrigerantes através de titulação ácido/base (Reações em sistemas aquosos)
  • Sessão 3 (3h) – Aula laboratorial 2
    • Equilíbrio químico: A solubilidade de um composto molecular e de um composto iónico. Efeito da temperatura (Reações em sistemas aquosos)
  • Sessão 4 (3h) – Aula laboratorial 3
    • Proteção contra a corrosão. Anodização e coloração do alumínio (Metais e Ligas Metálicas)
  • Sessão 5 (3h) – Aula laboratorial 4
    • Deposição metálica electroless (Metais e ligas metálicas)
  • Sessão 6 (3h) – Aula laboratorial 5
    • Reciclagem metálica: ciclo do cobre (Metais e ligas metálicas)
  • Sessão 7 (3h) – Aula laboratorial 6
    • Introdução à oxidação-redução (Reações em sistemas aquosos)
  • Sessão 8 (3h) – Aula laboratorial 7
    • Síntese de um complexo com um ligando quelante. Potenciais aplicações como modelo de sistemas biológicos (Metais e ligas metálicas)
  • Sessão 9 (3h) – Avaliação dos formandos e da ação de formação
Avaliação

As metodologias de trabalho a usar nesta ação de formação baseiam-se, fundamentalmente, no desenvolvimento de atividades experimentais. Sempre que se justifique, será apresentada a fundamentação teórica que se julgue adequada.

A avaliação de cada formando será contínua, individual, de carácter formativo e inclui:

  • Desempenho nas atividades laboratoriais
  • Tratamento dos resultados obtidos nas experiências
  • Teste individual escrito a realizar na última sessão

A todos os formandos que completarem a Ação de Formação será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 a 10.

Os passos metodológicos a seguir incluem:

  • Discussão e reflexão sobre a natureza do trabalho experimental, da sua abordagem na implementação das orientações curriculares das disciplinas de Física e Química A e Química, e da sua contextualização interdisciplinar na área de Ciências e Tecnologias
  • Realização e exploração das atividades experimentais previstas
  • Tratamento e análise dos resultados obtidos
  • Reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas, e sobre a sua potencial aplicabilidade em contexto de sala de aula.

Os diferentes temas serão acompanhados de sumários, protocolos experimentais e bibliografia específica.

Horário
  • 3ª e 5ª , 17h30 – 18h30
Custo
  • Candidatura: 0€
  • Taxa de inscrição (em caso de candidatura ser aceite – inclui seguro escolar): 5€
  • Propina: 50€

Condições especiais

  • 10% – Empresas não parceiras que inscrevam 3 ou mais colaboradores
  • 15% – Parceiros e colaboradores (incluíndo associações e empresas em que CIÊNCIAS participa)
  • 25% – Alunos e ALUMNI de CIÊNCIAS
  • 15% – Alumni da Universidade de Lisboa

Coordenação

Susana Santos
Professora Departamento de Química e Bioquímica FCUL
Short CV
Iniciou a sua atividade científica na área da Química Orgânica, especializando-se no isolamento e caraterização estrutural de produtos naturais a partir de plantas, fungos e organismos marinhos. Neste campo, onde obteve o seu Doutoramento, interessou-se fundamentalmente pelas técnicas de caracterização espectroscópica. Na área da Química dos Produtos Naturais, Susana Santos esteve envolvida em vários projetos de prospeção de produtos naturais marinhos com potencial atividade biológica. Os seus interesses pela Química Medicinal, fizeram-na integrar projetos multidisciplinares que visam o desenvolvimento racional de fármacos antituberculares e anticancerígenos, tendo sido a responsável pela síntese de dezenas de novas moléculas que posteriormente foram avaliadas quanto à sua atividade contra determinados alvos biológicos. Susana Santos tem também colaborado num projeto de Química Forense, no âmbito de um protocolo de cooperação estabelecido entre a FCUL e o Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária.

Formadores

Susana Santos
Professora Departamento de Química e Bioquímica FCUL
Short CV
Iniciou a sua atividade científica na área da Química Orgânica, especializando-se no isolamento e caraterização estrutural de produtos naturais a partir de plantas, fungos e organismos marinhos. Neste campo, onde obteve o seu Doutoramento, interessou-se fundamentalmente pelas técnicas de caracterização espectroscópica. Na área da Química dos Produtos Naturais, Susana Santos esteve envolvida em vários projetos de prospeção de produtos naturais marinhos com potencial atividade biológica. Os seus interesses pela Química Medicinal, fizeram-na integrar projetos multidisciplinares que visam o desenvolvimento racional de fármacos antituberculares e anticancerígenos, tendo sido a responsável pela síntese de dezenas de novas moléculas que posteriormente foram avaliadas quanto à sua atividade contra determinados alvos biológicos. Susana Santos tem também colaborado num projeto de Química Forense, no âmbito de um protocolo de cooperação estabelecido entre a FCUL e o Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária.
Ana Paula Paiva
Professora Departamento de Química e Bioquímica FCUL
Short CV
Obteve o doutoramento em química na Universidade de Lisboa em 1996, tendo sido assistente (1989-1996) e assistente estagiária (1987-1989) na mesma instituição. Tem assumido a responsabilidade de diversas unidades curriculares do DQB, destacando-se Fundamentos de Química, Química Orgânica I e Extração por Solventes em Hidrometalurgia nos anos mais recentes. Orientou um estudante de doutoramento (2012-2016). Já supervisionou uma estudante post-doc (2004-2008), oito teses de mestrado, oito teses de licenciatura (4-5 anos) e onze projetos de licenciatura (3 anos). Os seus interesses científicos situam-se na área da extração líquido-líquido aplicada à hidrometalurgia. É autora ou co-autora de 41 artigos científicos em revistas internacionais da especialidade, e de 30 artigos em proceedings de conferências internacionais com arbitragem científica.
Ana Viana
Professora Departamento de Química e Bioquímica FCUL
Jorge Correia
Investigador Departamento de Química e Bioquímica FCUL
Maria Estrela Jorge
Professora Departamento de Química e Bioquímica FCUL
Short CV
Maria Estrela Melo Jorge integra o corpo docente do Departamento de Química e Bioquímica desde 1987, sendo Professora Auxiliar com nomeação definitiva desde 2005. Durante este período, ministrou várias unidades curriculares dos 1º e 2º ciclos de estudos de diferentes áreas científicas. Foi coordenadora adjunta do 1º ciclo de estudos em Química de 2009-2010 e 2015-2018. Assumiu as funções de coordenadora do 1º ciclo de estudos em Química nos triénios 2018-2020 e 2021-2023. É membro coordenador das ações de formação para professores do Ensino Básico e Secundário promovidas pelo Departamento de Química e Bioquímica de Ciências ULisboa desde 2008. É membro da comissão de creditação de Ciências ULisboa para a área da Química desde 2018. É vice-Presidente do Departamento de Química e Bioquímica desde 2023. É autora e co-autora de 43 artigos em revistas científicas internacionais e 87 comunicações em conferências científicas.
Maria Luísa Moita
Professora Departamento de Química e Bioquímica FCUL
Short CV
Determinação e avaliação de propriedades fisicoquímicas confiáveis, como parâmetros solvatocrómicos, densidades, velocidades de ultra-som, índices de refração, tensões superficiais, condutâncias elétricas, entalpias de solução e quantidades derivadas, para o estudo das interações soluto-solvente em processos fisicoquímicos. Caracterização estrutural de misturas de solventes alternativas (convencionais e não convencionais), incluindo ILs.
Maria José Brito
Professora Departamento de Química e Bioquímica FCUL

Share:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
ECTS: 1
FORMATO: Presencial
REGIME: Pós-Laboral
INÍCIO: 17/06/2025
FIM: 17/07/2025
DURAÇÃO: 25 Horas
ÁREA CIENTÍFICA: Ciências da Terra
CANDIDATURAS
CONTACTE-NOS
Onde Estamos
Campo Grande 1749-016, Lisboa, Portugal
Facebook-f Twitter Instagram Youtube Linkedin