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OFERTA FORMATIVA

Educar para a sustentabilidade do meio marinho: como passar da teoria à prática? – 1ª Edição – Madeira

Objetivos

A degradação dos ecossistemas marinhos, reforça a importância da educação para a sustentabilidade. Propõe-se a realização de um curso de formação acreditado dirigido a professores, alunos dos ensinos secundário e superior e outros públicos interessados.

Objetivos gerais

  • Promover uma educação para a sustentabilidade dos oceanos
  • Atualizar conceitos científicos e sua aplicação pedagógica
  • Fornecer recursos educativos adequados aos diferentes níveis de ensino
  • Aplicar metodologias didáticas e estratégias de ensino e de aprendizagem ativas e diversificadas
  • Valorizar a participação dos cidadãos na gestão e proteção dos oceanos e seus recursos
Destinatários

Educadores e Professores dos Ensinos Básico ao Secundário.

Este Curso está acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560.

Estrutura

Este curso tem como objetivo abordar a sustentabilidade dos oceanos, apresentando propostas e soluções para a sua conservação. Serão abordados os seguintes temas:

  • Fragilidade dos ecossistemas marinhos
  • Impactos nas zonas entremarés
  • Monitorização ambiental como passo para a sustentabilidade dos oceanos
  • Impacte das alterações climáticas nos oceanos
  • Da sobrepesca e aquacultura à sustentabilidade
  • Como ser um consumidor sustentável de pescado
  • Desenvolvimento sustentável da economia azul – conhecimento e inovação
  • Educação financeira para a sustentabilidade dos oceanos

O curso tem um caráter teórico-prático e permitirá aos formandos compreender o conceito de “sustentabilidade”, refletir sobre o impacte de cada ser humano nos oceanos, aplicar recursos educativos na prática docente, que contribuam para a mudança de comportamento dos alunos, e incentivar a proatividade dos alunos no compromisso com a sustentabilidade e conservação dos oceanos.

Calendário

 

Data Horário Conteúdo Tipologia Horas Formadores
21/out 18h00-20h00 Introdução do curso
Impacte das alterações climáticas nos oceanos
T – Online 2 Marta Pimentel (MARE ULisboa)
23/out 18h00-20h00 Fragilidade dos ecossistemas marinhos. Serviços dos ecossistemas T – Online 2 Susana França (MARE-ULisboa)
25/out 10h00-13h30 Saída campo à zona entre marés. (maré baixa 0.79m 10h23)
Local: Reis Magos
TC – Presencial 3 Marta Pimentel e Diana Boaventura (MARE-ULisboa) Laura Piazzese (MARE- Madeira)
14h00-16h00 Visita ao laboratório do MARE Madeira.
Local: CO-OOM (Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira)
TP – Presencial 2 Marta Pimentel e Diana Boaventura (MARE-ULisboa) Carlos Lucas (IDL/OOM/ARDITI)
Dinarte Vieira e João Pestana (MARE-Madeira)
28/out 18h00-20h00 Monitorização ambiental como passo para a sustentabilidade dos oceanos T – Online 2 Romana Santos e João Paulo Medeiros (MARE-ULisboa)
30/out 18h00-20h00 Desenvolvimento sustentável da economia azul – conhecimento e inovação T – Online 2 Romana Santos (MARE-ULisboa)
01/nov 10h00-12h30 Monitorização ambiental como passo para a sustentabilidade dos oceanos.
Local: Edif. Madeira Tecnopolo – Sala Ursa Menor 1
TP – Presencial 2,5 João Paulo Medeiros e Romana Santos (MARE-ULisboa)
13h30-16h00 Produtos inspirados em organismos marinhos: biomimetismo e biotecnologia azul. Conclusão e Avaliação do curso
Local: Edif. Madeira Tecnopolo – Sala Ursa Menor 1
TP – Presencial 2,5 Romana Santos e João Paulo Medeiros (MARE-ULisboa)
04/nov 18h00-20h00 Sustentabilidade do meio marinho e a produção de alimentos T – Online 2 Vera Sequeira e Maria João Correia (MARE-ULisboa)
06/nov 18h00-20h00 Educação financeira para a sustentabilidade dos oceanos TP – Online 2 Ana Rodrigues (Edukanvas)
08/nov 10h00-13h00 Visita Mercado do Funchal – Como ser um consumidor sustentável de pescado TC – Presencial 3 Vera Sequeira e Maria João Correia (MARE-ULisboa) César Gomes (MARE-Madeira)
14h-17h Da sobrepesca e aquacultura à sustentabilidade: dinâmicas de grupo.
Local: Edif. Madeira Tecnopolo – Sala Ursa Menor 1
TP – Presencial 3 Vera Sequeira e Maria João Correia (MARE-Ulisboa)

T – aula teórica
TP – aula teórico-prática
TC – aula de campo

Avaliação

Para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560:

  • Para obterem aprovação os formandos deverão assistir a pelo menos 2/3 das aulas;
  • Empenho, autonomia e iniciativa (40%) e relatório autocrítico individual final (60%);
  • Serão sujeitos, de acordo com a lei, à avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 e que prevê a aplicação da seguinte escala:
    • Excelente – 9 a 10 valores
    • Muito Bom – 8 a 8,9 valores
    • Bom – 6,5 a 7,9 valores
    • Regular – 5 a 6,4 valores
    • Insuficiente – 1 a 4,9 valores

Restantes formandos:

  • Para obterem aprovação os formandos deverão assistir a pelo menos 2/3 das aulas (75%)
  • Relatório autocrítico individual (25%)
  • Serão sujeitos, à avaliação quantitativa na escala de 1 a 20 e que prevê a aplicação da seguinte escala:
    • Excelente – 18 a 20 valores
    • Muito Bom – 16 a 17 valores
    • Bom – 14 a 15 valores
    • Suficiente – 10 a 13 valores
    • Insuficiente – 0 a 9 valores
Horário

28h de contacto que incluirão:

  • 12h aulas teóricas em regime de e-learning durante 5 semanas, 18h-20h
  • 6h trabalho de campo (2 sábados)
  • 7,5h aulas práticas e teórico-práticas
  • 2,5h práticas-laboratoriais (2 sábados)

As aulas presenciais realizam-se todas no Funchal, Madeira.

Custo
  • Candidatura: 0€
  • Taxa de inscrição (em caso de candidatura ser aceite – inclui seguro escolar): 5€
  • Propina: 70€

Condições especiais

  • 10% – Empresas não parceiras que inscrevam 3 ou mais colaboradores
  • 15% – Parceiros e colaboradores (incluíndo associações e empresas em que CIÊNCIAS participa)
  • 25% – Alunos e ALUMNI de CIÊNCIAS
  • 15% – ALUMNI da Universidade de Lisboa

Coordenação

Romana Lopes Almeida dos Santos
Professor Associado FCUL
Short CV
Professora auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Líder do Grupo de Investigação de Bioadesão e Biomimetismo do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Tem desenvolvido investigação em biotecnologia marinha, nomeadamente no desenvolvimento de novos adesivos biomiméticos inspirados em ouriços do mar para aplicações biomédicas. Participa ativamente em atividades de comunicação de ciência e ações de formação no âmbito da Literacia do Oceano.

Formadores

Vera Sequeira
Investigadora Auxiliar
Short CV
Investigadora Auxiliar no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido investigação na área da biologia pesqueira, nomeadamente no estudo da estrutura populacional, da avaliação de idade e crescimento e caracterização das estratégias reprodutivas de várias espécies de peixe. Desenvolve e participa ativamente em atividades de comunicação de ciência e ações de formação no âmbito da Literacia do Oceano.
Maria João Correia
Investigadora FCUL
Short CV
Investigadora no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido investigação em ecologia marinha e dinâmica de sistemas costeiros, com foco na gestão de recursos vivos marinhos. No Grupo de Trabalho de Educação e Comunicação do MARE contribui para o programa de promoção da literacia científica e do Oceano e é consultora/formadora em ONGs e Câmaras na área da educação ambiental
João Paulo Medeiros
Investigador FCUL
Short CV
Investigador no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido investigação na área da monitorização ambiental dos ecossistemas aquáticos e na aplicação de índices bióticos para a avaliação da qualidade ecológica no âmbito da DQA e da DQEM. Tem igualmente desenvolvido e participado em atividades de comunicação de ciência e ações de formação no âmbito da Literacia do Oceano
Susana França
Investigador Auxiliar FCUL
Short CV
Investigadora Auxiliar no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Doutorada em Biologia Marinha e Aquacultura pela Universidade de Lisboa. Entre 2016 e 2018, foi Professora Auxiliar Convidada na FCUL. As suas principais áreas de investigação são: (i) ecologia estuarina e a utilização de diferentes habitats estuarinos por espécies e comunidades de peixes; e (ii) modelação ecológica de populações de peixes estuarinos, com foco na previsão de padrões de variação da riqueza específica e da distribuição de espécies em estuários, a diferentes escalas. É membro da equipa de implementação da infraestrutura de investigação (II) CoastNet. Esta II foi incluída no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação em 2014 e começou recentemente a ser implementada (2017), sendo que SF coordena uma das suas linhas de ação (o Sistema de Monitorização Ambiental e Biológica). Nos últimos 6 anos, tem estado ativamente envolvida na comunicação de ciência e co-coordena atualmente o programa educativo do MARE, que promove a Literacia do Oceano. Este programa desenvolveu mais de 1300 atividades em escolas desde 2015, alcançando mais de 35.000 alunos.
Ana Rodrigues
Edukanvas
Short CV
Licenciada em Educação Infantil pela Escola Superior de Educação de Lisboa e mestre em Estudos de Desenvolvimento Infantil e Juvenil pela Universidade Erasmus, Instituto Internacional de Estudos Sociais da Holanda. Tem elevada experiência na área da educação, mais especificamente em direitos da criança e do jovem, educação financeira, empreendedorismo financeiro e social. Nos últimos anos desenvolveu processos de integração de programas educacionais nos currículos nacionais de diversos países com os respetivos Ministérios da Educação.
Marta Pimentel
Investigadora FCUL
Short CV
Investigadora no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido investigação em ecologia e biologia marinha com foco nos impactos das alterações climáticas nos organismos marinhos. Tem desenvolvido e participado em atividades de comunicação de ciência e ações de formação no âmbito da Literacia do Oceano
Diana Boaventura
Professora Coordenadora ESEJD – Investigadora FCUL
Short CV
Professora Coordenadora (Equiparada) na Escola Superior de Educação João de Deus e membro do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Tem desenvolvido investigação na área da Ecologia Marinha, nomeadamente na análise dos padrões de distribuição de organismos marinhos e funcionamento de ecossistemas litorais, monitorização e impacto das alterações climáticas. Desenvolve também investigação na área da Educação, em Didática das Ciências e Literacia dos Oceanos
Laura Piazzese
Técnica de investigação MARE Madeira
Short CV
Técnica de Investigação no MARE-Madeira, é mestre em Biologia Ambiental e Biodiversidade pela Universidade de Pavia, em Itália. O seu interesse pela vida marinha surgiu com um foco nas comunidades incrustantes e em espécies não-indígenas. Antes de integrar oficialmente o MARE-Madeira, a Laura colaborou com o instituto através de estágios, nos quais desenvolveu competências em diversas áreas, como experiências em mesocosmos, macroalgas e predação. Como participante no programa GAME (Global Approach by Modular Experiments) no GEOMAR Helmholtz Centre for Ocean Research, em Kiel, na Alemanha, teve a oportunidade de adquirir competências em experiências relacionadas com a poluição luminosa. Atualmente, a Laura aplica o seu conjunto diversificado de competências no apoio à investigação em curso sobre os ecossistemas marinhos no MARE-Madeira.
Carlos Lucas
Investigador Observatório Oceânico da Madeira / ARDITI
Short CV
Doutorado em Sistemas Inteligentes e Aplicações Numéricas na Engenharia pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, foca-se na utilização de algoritmos evolutivos para otimizar trajetórias multiobjetivo de planadores subaquáticos. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade da Madeira, é investigador no Observatório Oceânico da Madeira, onde desenvolve e mantém aplicações móveis, bases de dados, websites e redes sociais, processa dados meteo-oceanográficos e acompanha estagiários do ensino secundário.
Dinarte Vieira
Designer MARE Madeira
Short CV
A sua experiência abrange Design Gráfico, Design Mecânico, Prototipagem e o desenvolvimento de quiosques e estruturas em 3D. Dá também apoio aos técnicos de investigação e à área da comunicação, concretizando pedidos de design. Licenciado em Gestão (Universidade da Madeira), possui dois mestrados: em Gestão de Marketing (Instituto Português de Administração de Marketing) e em Design de Media Interativos (Universidade da Madeira), combinando visão criativa com competências de gestão.
João Pestana
Técnico de investigação MARE Madeira
Short CV
Mestrando em Engenharia Informática na Universidade da Madeira, possui formação técnica profissional e vários anos de experiência nas áreas de Eletrónica e Telecomunicações. É programador de IoT no MARE-Madeira, integrando a equipa de Tecnologia Marinha (Wave Labs), sendo responsável pelo desenvolvimento, implementação e manutenção de dispositivos de monitorização marinha e sistemas de aquisição de dados com capacidade de registo, assim como de infraestruturas de comunicação baseadas em IoT e tecnologias associadas.

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ECTS: 1
FORMATO: Híbrido
REGIME: Pós-Laboral Intensivo
INÍCIO: 21/10/2025
FIM: 08/11/2025
DURAÇÃO: 28 Horas
ÁREA CIENTÍFICA: Ciências da Vida
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