Geologia e Água Subterrânea: a Dinâmica dos Aquíferos – 1ª Edição

Com este curso pretende-se contribuir para a atualização e aprofundamento de conhecimentos nas vertentes teóricas (dirigida ao “saber”) e prática (orientada ao “saber fazer”), bem como para o aperfeiçoamento das competências profissionais dos professores do Ensino Básico (3º Ciclo) e Secundário. São objetivos deste módulo:
- Fornecer aos professores as ferramentas necessárias e fundamentais (teóricas e práticas) para uma melhor lecionação dos diferentes aspetos dos recursos hídricos subterrâneos que constam nos planos de estudo dos ensinos básico e secundário
- Sensibilizar os formandos para a construção de modelos que permitam a representação e o estudo de sistemas hidrogeológicos e das suas transformações
- Apoiar os professores na promoção junto dos seus alunos da curiosidade para o estudo dos recursos hídricos, nomeadamente os subterrâneos, promovendo a conscientização sobre a preservação da água
Professores do Ensino Básico (3º Ciclo) e Secundário, grupos de docência 420 e 520.
Este curso está acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 420 e 520.
Critérios de seleção das candidaturas:
- Tempo de serviço (dias) – prioridade para as candidaturas com mais tempo de serviço
- Data de candidatura – em caso de empate no critério 1), será dada prioridade à candidatura recebida em primeiro lugar
- Ocorrência das águas subterrâneas. Tipologias de aquíferos e classificação das formações hidrogeológicas
- Parâmetros hidráulicos de aquíferos: porosidade, permeabilidade, transmissividade, coeficiente de armazenamento
- Escoamento em meios porosos, fraturados e cársicos
- Composição físico-química da água subterrânea e a sua relação com as litologias do aquífero; fácies hidroquímica; dissolução e precipitação de minerais; o papel do CO2(g) na dissolução; representação gráfica da composição química de uma água
- Exploração sustentada de recursos hídricos subterrâneos; infiltração e recarga vs extração; impactes das alterações climáticas na disponibilidade dos recursos hídricos subterrâneos
- Condicionantes litológicas à propagação de contaminantes; vulnerabilidade e proteção de aquíferos
- Casos de estudo e modelos conceptuais hidrogeológicos; exemplos de sistemas porosos, fraturados e cársicos
- Trabalho de campo para aquisição de competências na organização de visitas de estudo, fundamentais no processo de aprendizagem dos alunos, proporcionando experiências práticas que complementam o ensino teórico em sala de aula
As metodologias a usar neste curso variam consoante o tipo de atividades e das competências a desenvolver:
- As aulas teóricas serão lecionadas em formato de palestras dialogadas com recurso a apresentações
- Nas aulas teórico-práticas serão resolvidos exercícios respeitantes à matéria lecionada nas aulas teóricas, de modo a que os formando adquiram mais facilmente os conceitos transmitidos. A resolução dos exercícios é acompanhada de discussão dos temas abordados
- As aulas serão acompanhadas de sumários e bibliografia específica
- O trabalho de campo será a última componente da ação e decorrerá numa região que permita observar e aplicar os conhecimentos adquiridos durante a ação
É obrigatória a presença dos alunos em, pelo menos, dois terços das aulas ministradas.
A avaliação dos formandos será quantitativa (escala 0-20 valores), com base nos seguintes elementos:
- Trabalho monográfico sobre um dos temas do conteúdo programático do curso – 50%
- Avaliação contínua com base na participação nas aulas e na resolução de exercícios práticos – 30%
- Relatório do trabalho de campo – 20%
- 16, 17, 18, 21 e 22 julho, 10h-12h e 14h-16h
- Saída de campo 23 julho, a partir das 9h
- Candidatura: 0€
- Taxa de inscrição (em caso de candidatura ser aceite – inclui seguro escolar): 5€
- Propina: 50€
Coordenação

Formadores


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