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OFERTA FORMATIVA

Desenvolvimento Sustentável: como abordar o conceito (complexo e multidimensional) em processos de ensino-aprendizagem orientados para as Ciências da Terra – 1ª edição

Objetivos

Terminado o curso, os formandos deverão estar aptos a:

  • Discutir e avaliar as diferentes dimensões subjacentes aos conceitos Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável
  • Compreender como o Conhecimento Geológico pode ser mobilizado para delinear e implementar práticas sustentáveis, sobretudo no âmbito da ecogestão dos recursos e riscos geológicos
  • Reconhecer novas perspetivas de leitura dos conteúdos programáticos a lecionar, valorizando os processos de ensino-aprendizagem através do reforço das valências CTSA e dos contributos FC
  • Transferir para a prática letiva novas abordagens e estratégias formativas, suscitando maior ligação à realidade, através da introdução de estudos de casos que, nomeadamente, foquem exemplos nacionais
  • Promover debates alargados (transdisciplinares) com os alunos, envolvendo colegas de outros grupos de docência, concorrendo eficazmente para um ensino participativo, construtivo e edificador
Destinatários

Professores do Ensino Básico (3º Ciclo) e Secundário, grupos de docência 420 e 520.

Este curso está acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 420 e 520.

Estrutura

Ao longo das 10 sessões (3 h Teóricas + 2 h Teórico-Práticas por semana), os temas a abordar no Curso de Formação em “Desenvolvimento Sustentável: como abordar o conceito (complexo e multidimensional) em processos de ensino-aprendizagem orientados para as Ciências da Terra” são os seguintes:

Sessões Teóricas (15h)

  • Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade
    • Diferentes leituras/definições
    • Processo ou objetivo (único ou encerrando diferente finalidades)
    • Como monitorizar? Diversidades biológica, geológica e cultural: relevância nos conceitos de ecogestão e de ecoeficiência
    • Papel da ciência, tecnologia e da inovação na transformação de paradigmas
    • Utilizando exemplos diversos e alguns estudos de caso, apresentar-se-ão e discutir-se-ão propostas de abordagem a estes assuntos, que se revelem adequadas ao Ensino Básico e Secundário, respeitando as ideias-chave dos programas curriculares em vigor
  • Como construir um edifício coeso de elementos factuais e reflexivos, que fundamentam a necessidade de promover a ecogestão dos recursos e riscos geológicos?
    • Como ponderar a importância crescente do papel atribuído à educação e à formação, no sentido de todos contribuírem (convergentemente) para esse desiderato?
    • Casos de estudo relacionados com solos, água, matéria-prima mineral e energia
    • Casos de estudo relacionados com a avaliação de riscos naturais físicos (sísmicos, vulcânicos, de inundação, etc.)
  • Quais os factores socioeconómicos que determinam a(s) mudança(s) de paradigma, do abastecimento à sustentabilidade?
    • Que cenários futuros, em termos de soluções e de alternativas, governados pela ecoeficiência industrial (incluíndo práticas agrícolas e agropecuárias), desmaterialização (e sua articulação com a redução, reutilização e reciclagem), valorização (ciclos de vida de bens e de produtos) e robotização?
    • Quais as principais medidas preventivas?
    • Como orientar e consolidar práticas de Ordenamento Sustentável do Território?

Sessões Teórico-práticas (10h)

  • Exercícios numéricos simples (7h) que permitam consolidar conceitos, ordens de grandeza e importância relativa de procedimentos ou medidas visando ganhos de ecoeficiência, alteração de hábitos de consumo, incrementos de reciclagem, redução de emissões líquidas e gasosas, etc
  • Três períodos de discussão/debate (3h), distribuídos ao longo do curso, fazendo o ponto de situação de cada tópico abordado em contexto teórico
Avaliação

As sessões de natureza teórica serão ministradas no formato de palestra, recorrendo ao quadro comum e, quando adequado, a projeções em formato de apresentação. As sessões práticas decorrerão em sala apropriada disponibilizando, com a devida antecedência, os vários conjuntos de exercícios numéricos a resolver e discutir.

Serão fornecidos sumários de todas as sessões teóricas e práticas aos formandos, bem como bibliografia específica.

A avaliação dos formandos corresponderá ao somatório de:

  • participação nos períodos de discussão/debate em contexto teórico e teórico-prático
  • realização de três fichas de trabalho teórico e prático
  • avaliação final, que consistirá numa questão aberta solicitando comentários pessoais sobre a(s) estratégia(s) de transferência para a prática letiva, levando à elaboração de juízos críticos sobre as diversas leituras permitidas pelo programa curricular oficial e o modo de o adequar às diferentes realidades escolares

Escala de avaliação: 0-20 valores

Horário
  • 3ª e 5ª, 17h30-20h
Custo
  • Candidatura: 0€
  • Taxa de inscrição (em caso de candidatura ser aceite – inclui seguro escolar): 5€
  • Propina: 50€

Prémios PRR

O presente regulamento estabelece o regime de atribuição de prémios de desempenho escolar aos formandos inscritos nos cursos de formação avançada não conferentes de grau académico coordenados pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS), no âmbito do Projeto ULisboa-EPG (Escola de Pós-Graduação da Universidade de Lisboa), ao abrigo do Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e durante o seu período de financiamento (até ao ano letivo de 2025/2026).

Serão atribuídos os seguintes prémios:

  1. Prémio de Desempenho Escolar A – 100 % do valor da propina
  2. Prémio de Desempenho Escolar B – 80 % do valor da propina
  3. Prémio de Desempenho Escolar C – 50 % do valor da propina

O valor da propina a considerar terá em conta as condições especiais aplicadas ao beneficiário.

Consulte o Regulamento de Atribuição de Prémios de Desempenho Escolar – Cursos PRR da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Coordenação

António Mateus
Professor Catedrático CIÊNCIAS
Short CV
Doutorado em Geologia pela Universidade de Lisboa, é professor catedrático em CIÊNCIAS-ULisboa desde 2006 e membro do Grupo de Investigação 3 (Dinâmica da Terra Sólida, Riscos e Recursos) do Instituto Dom Luiz. Os seus interesses de investigação abrangem diferentes temas, sobretudo em áreas de interface entre a mineralogia, geoquímica, processos de formação de jazigos minerais e tectónica, prospeção mineral, deformação das rochas e fractais nas geociências. Atualmente, é Presidente do Departamento de Geologia de CIÊNCIAS e co-coordenador da Linha Temática 3 do IDL (Recursos da Terra para um Desenvolvimento Sustentável).

Formadores

António Mateus
Professor Catedrático CIÊNCIAS
Short CV
Doutorado em Geologia pela Universidade de Lisboa, é professor catedrático em CIÊNCIAS-ULisboa desde 2006 e membro do Grupo de Investigação 3 (Dinâmica da Terra Sólida, Riscos e Recursos) do Instituto Dom Luiz. Os seus interesses de investigação abrangem diferentes temas, sobretudo em áreas de interface entre a mineralogia, geoquímica, processos de formação de jazigos minerais e tectónica, prospeção mineral, deformação das rochas e fractais nas geociências. Atualmente, é Presidente do Departamento de Geologia de CIÊNCIAS e co-coordenador da Linha Temática 3 do IDL (Recursos da Terra para um Desenvolvimento Sustentável).

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ECTS: 2
FORMATO: Presencial
REGIME: Pós-Laboral Intensivo
INÍCIO: 27/10/2025
FIM: 28/11/2025
DURAÇÃO: 25 Horas
ÁREA CIENTÍFICA: Ciências da Terra
CANDIDATURAS
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Onde Estamos
Campo Grande 1749-016, Lisboa, Portugal
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