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OFERTA FORMATIVA

Educar para a sustentabilidade do meio marinho: como passar da teoria à prática? – 1ª Edição

Objetivos

A degradação dos ecossistemas marinhos, reforça a importância da educação para a sustentabilidade.

Propõe-se a realização de um curso de formação acreditado dirigido a professores, alunos dos ensinos secundário e superior e outros públicos interessados.

Objetivos gerais

  • Promover uma educação para a sustentabilidade dos oceanos
  • Atualizar conceitos científicos e sua aplicação pedagógica
  • Fornecer recursos educativos adequados aos diferentes níveis de ensino
  • Aplicar metodologias didáticas e estratégias de ensino e de aprendizagem ativas e diversificadas
  • Valorizar a participação dos cidadãos na gestão e proteção dos oceanos e seus recursos.
Destinatários

Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e outros profissionais.

Este Curso está acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560.

Estrutura

Este curso tem como objetivo abordar a sustentabilidade dos oceanos, apresentando propostas e soluções para a sua conservação.

Temas abordados

  • Fragilidade dos ecossistemas marinhos
  • Impactos nas zonas entremarés
  • Monitorização ambiental como passo para a sustentabilidade dos oceanos
  • Impacte das alterações climáticas nos oceanos
  • Da sobrepesca e aquacultura à sustentabilidade
  • Como ser um consumidor sustentável de pescado
  • Desenvolvimento sustentável da economia azul – conhecimento e inovação
  • Educação financeira para a sustentabilidade dos oceanos

O curso tem um caráter teórico-prático e permitirá aos formandos compreender o conceito de “sustentabilidade”, refletir sobre o impacte de cada ser humano nos oceanos, aplicar recursos educativos na prática docente que contribuam para a mudança de comportamento dos alunos e incentivar a proatividade dos alunos no compromisso com a sustentabilidade e conservação dos oceanos.

O curso dotará os seus participantes com os mais recentes conceitos científicos e sua aplicação pedagógica e fornecerá recursos educativos adequados aos diferentes níveis de ensino. Os formandos terão ainda a oportunidade de conhecer e aplicar metodologias didáticas e estratégias de ensino e de aprendizagem ativas e diversificadas.

Avaliação

Empenho, autonomia e iniciativa (40%) e relatório autocrítico individual dos formandos (60%).

Os formandos serão sujeitos, de acordo com a lei, à avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 e que prevê a aplicação da seguinte escala:

  • Excelente – de 9 a 10 valores
  • Muito Bom – de 8 a 8,9 valores
  • Bom – de 6,5 a 7,9 valores
  • Regular – de 5 a 6,4 valores
  • Insuficiente – de 1 a 4,9 valores
Horário

28h de contacto (5 semanas) que incluirão:

  • Sessões teóricas em formato online – 10 horas (durante a semana das 18h – 20h)
  • Sessões teórico-práticas presenciais – 12 horas (sábado das 10h – 17h)
  • Atividades de cariz prático: visita ao mercado municipal, saída de campo à zona intertidal e visita ao laboratório de investigação – 6 horas (sábado das 10h – 17h)
Custo
  • Candidatura: 0€
  • Taxa de inscrição (em caso de candidatura ser aceite – inclui seguro escolar): 5€
  • Propina: 70€

Condições especiais

  • 10% – Empresas não parceiras que inscrevam 3 ou mais colaboradores
  • 15% – Parceiros e colaboradores (incluíndo associações e empresas em que CIÊNCIAS participa)
  • 25% – Alunos e ALUMNI de CIÊNCIAS

Coordenação

Romana Lopes Almeida dos Santos
Professor Auxiliar
Short CV
Professora auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Líder do Grupo de Investigação de Bioadesão e Biomimetismo do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Tem desenvolvido investigação em biotecnologia marinha, nomeadamente no desenvolvimento de novos adesivos biomiméticos inspirados em ouriços do mar para aplicações biomédicas. Participa ativamente em atividades de comunicação de ciência e ações de formação no âmbito da Literacia do Oceano.

Formadores

Vera Sequeira
Investigadora Auxiliar
Short CV
Investigadora Auxiliar no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido investigação na área da biologia pesqueira, nomeadamente no estudo da estrutura populacional, da avaliação de idade e crescimento e caracterização das estratégias reprodutivas de várias espécies de peixe. Desenvolve e participa ativamente em atividades de comunicação de ciência e ações de formação no âmbito da Literacia do Oceano.
Susana França
Investigadora Auxiliar FCUL
Short CV
Investigadora Auxiliar no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido investigação na área da ecologia estuarina, ao nível das comunidades de peixes que utilizam estes sistemas, com aplicação de modelos estatísticos para prever alterações em cenários de alterações globais. Tem igualmente desenvolvido e participado em atividades de comunicação de ciência e ações de formação no âmbito da Literacia do Oceano.
Maria João Correia
Investigadora FCUL
Short CV
Investigadora no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido investigação em ecologia marinha e dinâmica de sistemas costeiros, com foco na gestão de recursos vivos marinhos. No Grupo de Trabalho de Educação e Comunicação do MARE contribui para o programa de promoção da literacia científica e do Oceano e é consultora/formadora em ONGs e Câmaras na área da educação ambiental
João Paulo Medeiros
Investigador FCUL
Short CV
Investigador no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido investigação na área da monitorização ambiental dos ecossistemas aquáticos e na aplicação de índices bióticos para a avaliação da qualidade ecológica no âmbito da DQA e da DQEM. Tem igualmente desenvolvido e participado em atividades de comunicação de ciência e ações de formação no âmbito da Literacia do Oceano
Diana Boaventura
Professora Coordenadora ESEJD -investigadora FCUL
Short CV
Professora Coordenadora (Equiparada) na Escola Superior de Educação João de Deus e membro do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Tem desenvolvido investigação na área da Ecologia Marinha, nomeadamente na análise dos padrões de distribuição de organismos marinhos e funcionamento de ecossistemas litorais, monitorização e impacto das alterações climáticas. Desenvolve também investigação na área da Educação, em Didática das Ciências e Literacia dos Oceanos
Ana Rodrigues
Edukanvas
Short CV
Licenciada em Educação Infantil pela Escola Superior de Educação de Lisboa e mestre em Estudos de Desenvolvimento Infantil e Juvenil pela Universidade Erasmus, Instituto Internacional de Estudos Sociais da Holanda. Tem elevada experiência na área da educação, mais especificamente em direitos da criança e do jovem, educação financeira, empreendedorismo financeiro e social. Nos últimos anos desenvolveu processos de integração de programas educacionais nos currículos nacionais de diversos países com os respetivos Ministérios da Educação.
Marta Pimentel
Investigadora FCUL
Short CV
Investigadora no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido investigação em ecologia e biologia marinha com foco nos impactos das alterações climáticas nos organismos marinhos. Tem desenvolvido e participado em atividades de comunicação de ciência e ações de formação no âmbito da Literacia do Oceano

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ECTS: 1
FORMATO: Híbrido
REGIME: Pós-Laboral
INÍCIO: 15/10/2024
FIM: 02/11/2024
DURAÇÃO: 28 Horas
ÁREA CIENTÍFICA: Ciências da Vida
CANDIDATURAS
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Campo Grande 1749-016, Lisboa, Portugal
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