Educar para a sustentabilidade do meio marinho: como passar da teoria à prática? – 1ª Edição

A degradação dos ecossistemas marinhos, reforça a importância da educação para a sustentabilidade.
Propõe-se a realização de um curso de formação acreditado dirigido a professores, alunos dos ensinos secundário e superior e outros públicos interessados.
Objetivos gerais
- Promover uma educação para a sustentabilidade dos oceanos
- Atualizar conceitos científicos e sua aplicação pedagógica
- Fornecer recursos educativos adequados aos diferentes níveis de ensino
- Aplicar metodologias didáticas e estratégias de ensino e de aprendizagem ativas e diversificadas
- Valorizar a participação dos cidadãos na gestão e proteção dos oceanos e seus recursos.
Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e outros profissionais.
Este Curso está acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560.
Este curso tem como objetivo abordar a sustentabilidade dos oceanos, apresentando propostas e soluções para a sua conservação.
Temas abordados
- Fragilidade dos ecossistemas marinhos
- Impactos nas zonas entremarés
- Monitorização ambiental como passo para a sustentabilidade dos oceanos
- Impacte das alterações climáticas nos oceanos
- Da sobrepesca e aquacultura à sustentabilidade
- Como ser um consumidor sustentável de pescado
- Desenvolvimento sustentável da economia azul – conhecimento e inovação
- Educação financeira para a sustentabilidade dos oceanos
O curso tem um caráter teórico-prático e permitirá aos formandos compreender o conceito de “sustentabilidade”, refletir sobre o impacte de cada ser humano nos oceanos, aplicar recursos educativos na prática docente que contribuam para a mudança de comportamento dos alunos e incentivar a proatividade dos alunos no compromisso com a sustentabilidade e conservação dos oceanos.
O curso dotará os seus participantes com os mais recentes conceitos científicos e sua aplicação pedagógica e fornecerá recursos educativos adequados aos diferentes níveis de ensino. Os formandos terão ainda a oportunidade de conhecer e aplicar metodologias didáticas e estratégias de ensino e de aprendizagem ativas e diversificadas.
Empenho, autonomia e iniciativa (40%) e relatório autocrítico individual dos formandos (60%).
Os formandos serão sujeitos, de acordo com a lei, à avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 e que prevê a aplicação da seguinte escala:
- Excelente – de 9 a 10 valores
- Muito Bom – de 8 a 8,9 valores
- Bom – de 6,5 a 7,9 valores
- Regular – de 5 a 6,4 valores
- Insuficiente – de 1 a 4,9 valores
28h de contacto (5 semanas) que incluirão:
- Sessões teóricas em formato online – 10 horas (durante a semana das 18h – 20h)
- Sessões teórico-práticas presenciais – 12 horas (sábado das 10h – 17h)
- Atividades de cariz prático: visita ao mercado municipal, saída de campo à zona intertidal e visita ao laboratório de investigação – 6 horas (sábado das 10h – 17h)
- Candidatura: 0€
- Taxa de inscrição (em caso de candidatura ser aceite – inclui seguro escolar): 5€
- Propina: 70€
Condições especiais
Coordenação

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