Educar para a sustentabilidade do meio marinho: como passar da teoria à prática?
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A degradação dos ecossistemas marinhos, reforça a importância da educação para a sustentabilidade.
Propõe-se a realização de um curso de formação acreditado dirigido a professores, alunos dos ensinos secundário e superior e outros públicos interessados.
Os objetivos gerais são:
• Promover uma educação para a sustentabilidade dos oceanos
• Atualizar conceitos científicos e sua aplicação pedagógica
• Fornecer recursos educativos adequados aos diferentes níveis de ensino
• Aplicar metodologias didáticas e estratégias de ensino e de aprendizagem ativas e diversificadas
• Valorizar a participação dos cidadãos na gestão e proteção dos oceanos e seus recursos.
Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e outros profissionais .
Este Curso está acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560.
Este curso tem como objetivo abordar a sustentabilidade dos oceanos, apresentando propostas e soluções para a sua conservação. Serão abordados os seguintes temas:
● Fragilidade dos ecossistemas marinhos;
● Impactos nas zonas entremarés;
● Monitorização ambiental como passo para a sustentabilidade dos oceanos;
● Impacte das alterações climáticas nos oceanos;
● Da sobrepesca e aquacultura à sustentabilidade;
● Como ser um consumidor sustentável de pescado;
● Desenvolvimento sustentável da economia azul – conhecimento e inovação;
● Educação financeira para a sustentabilidade dos oceanos.
O curso tem um caráter teórico-prático e permitirá aos formandos compreender o conceito de “sustentabilidade”, refletir sobre o impacte de cada ser humano nos oceanos, aplicar recursos educativos na prática docente que contribuam para a mudança de comportamento dos alunos e incentivar a proatividade dos alunos no compromisso com a sustentabilidade e conservação dos oceanos.
O curso dotará os seus participantes com os mais recentes conceitos científicos e sua aplicação pedagógica e fornecerá recursos educativos adequados aos diferentes níveis de ensino. Os formandos terão ainda a oportunidade de conhecer e aplicar metodologias didáticas e estratégias de ensino e de aprendizagem ativas e diversificadas.
Empenho, autonomia e iniciativa (40%) e relatório autocrítico individual Formandos (60%). Os formandos serão sujeitos, de acordo com a lei, à avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 e que prevê a aplicação da seguinte escala:
Excelente – de 9 a 10 valores
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores
Bom – de 6,5 a 7,9 valores
Regular – de 5 a 6,4 valores
Insuficiente – de 1 a 4,9 valores
28h de contacto (5 semanas) que incluirão:
• Sessões teóricas em formato online – 10 horas (durante a semana das 18:00-20:00)
• Sessões teórico-práticas presenciais – 12 horas (sábado das 10:00-17:00)
• Atividades de cariz prático: visita ao mercado municipal, saída de campo à zona intertidal e visita ao laboratório de investigação – 6 horas (sábado das 10:00-17:00)
1ª EDIÇÃO 2024 – FCUL + MARE ULisboa | ||||||
Data | Horário | Conteúdo | Tipologia | Horas | Formador | |
17/set | 3ªF | 18h00-20h00 | Introdução ao curso. Sustentabilidade do meio marinho e a produção de alimentos | T – Online | 2 | Romana, Vera, Maria João |
19/set | 5ªF | 18h00-20h00 | Impacte das alterações climáticas nos oceanos | T – Online | 2 | Diana |
21/set | sáb | 10h00-13h00 | Saída campo zona entre marés – Praia das Avencas (maré vazia 11:19 | 0.27m) | TC – Presencial | 3 | Diana |
14h-16h | Utilização de recursos pedagógicos digitais (mobile digital techonologies) – Museu do Mar (Cascais) ou Visita à Guia | TP – Presencial | 2 | Diana | ||
24/set | 3ªF | 18h00-20h00 | Educação financeira para a sustentabilidade dos oceanos | TP – Online | 2 | Ana Rodrigues |
26/set | 5ªF | 18h00-20h00 | Fragilidade dos ecossistemas marinhos; Serviços dos ecossistemas | T – Online | 2 | Susana |
28/set | sáb | 10h00-13h00 | Visita Mercado de Alvalade – Como ser um consumidor sustentável de pescado | TC – Presencial | 3 | Vera, Susana, Maria João |
14h30-17h30 | Da sobrepesca e aquacultura à sustentabilidade: dinâmicas de grupo. | TP – Presencial | 3 | Vera, Susana, Maria João | ||
01/out | 3ªF | 18h00-20h00 | Monitorização ambiental como passo para a sustentabilidade dos oceanos | T – Online | 2 | João Paulo |
03/out | 5ªF | 18h00-20h00 | Desenvolvimento sustentável da economia azul – conhecimento e inovação | T – Online | 2 | Romana |
05/out | sáb | 10h00-12h30 | Monitorização ambiental como passo para a sustentabilidade dos oceanos | TP – Presencial | 2,5 | João Paulo e Romana |
14h30-17h00 | Produtos inspirados em organismos marinhos: biomimetismo e biotecnologia azul. Conclusão do curso. | TP – Presencial | 2,5 | Romana e João Paulo | ||
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2ª EDIÇÃO 2024 – FCUL + MARE FOZ – UC | ||||||
Data | Horário | Conteúdo | Tipologia | Horas | Formador | |
15/out | 3ªF | 18h00-20h00 | Introdução ao curso. Sustentabilidade do meio marinho e a produção de alimentos | T – Online | 2 | Romana, Vera e Maria João |
17/out | 5ªF | 18h00-20h00 | Impacte das alterações climáticas nos oceanos | T – Online | 2 | Diana |
19/out | sáb | 9h00-12h00 | Saída campo zona entre marés – praia rochosa na Figueira da Foz (maré vazia 10:32 | 0.18m) | TC – Presencial | 3 | Diana |
14h00-16h00 | Visita laboratório da MAREFOZ (MARE – polo UC) | TP – Presencial | 2 | Diana | ||
22/out | 3ªF | 18h00-20h00 | Fragilidade dos ecossistemas marinhos; Serviços dos ecossistemas | T – Online | 2 | Susana |
24/out | 5ªF | 18h00-20h00 | Educação financeira para a sustentabilidade dos oceanos | TP – Online | 2 | Ana Rodrigues |
26/out | sáb | 10h00-13h00 | Visita Mercado da Figueira da Foz – Como ser um consumidor sustentável de pescado | TC – Presencial | 3 | Vera, Susana, Maria João |
14h30-17h30 | Da sobrepesca e aquacultura à sustentabilidade: dinâmicas de grupo. | TP – Presencial | 3 | Vera, Susana, Maria João | ||
29/out | 3ªF | 18h00-20h00 | Desenvolvimento sustentável da economia azul – conhecimento e inovação | T – Online | 2 | Romana |
31/out | 5ªF | 18h00-20h00 | Monitorização ambiental como passo para a sustentabilidade dos oceanos | T – Online | 2 | João Paulo |
02/nov | sáb | 10h00-12h30 | Monitorização ambiental como passo para a sustentabilidade dos oceanos | TP – Presencial | 2,5 | João Paulo e Romana |
14h30-17h00 | Produtos inspirados em organismos marinhos: biomimetismo e biotecnologia azul. Conclusão do curso | TP – Presencial | 2,5 | Romana e João Paulo | ||
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Candidatura: 0€
Taxa de inscrição (em caso de candidatura ser aceite – inclui seguro escolar): 5€
Propina: 70€
Condições especiais
Descontos sobre o valor da propina de:
10% – Empresas não parceiras que inscrevam 3 ou mais colaboradores
15% – Parceiros e colaboradores (incl. associações e empresas em que Ciências participa)
25% – Alunos e ALUMNI
Coordenação
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Formadores
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