Educar para a sustentabilidade do meio marinho: como passar da teoria à prática? – 2ª Edição – Madeira

A degradação dos ecossistemas marinhos, reforça a importância da educação para a sustentabilidade. Propõe-se a realização de um curso de formação acreditado dirigido a professores, alunos dos ensinos secundário e superior e outros públicos interessados.
Objetivos gerais
- Promover uma educação para a sustentabilidade dos oceanos
- Atualizar conceitos científicos e sua aplicação pedagógica
- Fornecer recursos educativos adequados aos diferentes níveis de ensino
- Aplicar metodologias didáticas e estratégias de ensino e de aprendizagem ativas e diversificadas
- Valorizar a participação dos cidadãos na gestão e proteção dos oceanos e seus recursos
Educadores e Professores dos Ensinos Básico ao Secundário.
Este Curso está acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560.
Este curso tem como objetivo abordar a sustentabilidade dos oceanos, apresentando propostas e soluções para a sua conservação. Serão abordados os seguintes temas:
- Fragilidade dos ecossistemas marinhos
- Impactos nas zonas entremarés
- Monitorização ambiental como passo para a sustentabilidade dos oceanos
- Impacte das alterações climáticas nos oceanos
- Da sobrepesca e aquacultura à sustentabilidade
- Como ser um consumidor sustentável de pescado
- Desenvolvimento sustentável da economia azul – conhecimento e inovação
- Educação financeira para a sustentabilidade dos oceanos
O curso tem um caráter teórico-prático e permitirá aos formandos compreender o conceito de “sustentabilidade”, refletir sobre o impacte de cada ser humano nos oceanos, aplicar recursos educativos na prática docente, que contribuam para a mudança de comportamento dos alunos, e incentivar a proatividade dos alunos no compromisso com a sustentabilidade e conservação dos oceanos.
Calendário
Data | Horário | Conteúdo | Tipologia | Horas | Formadores |
13/mai | 18h00-20h00 | Introdução do curso Monitorização ambiental como passo para a sustentabilidade dos oceanos | T – Online | 2 | Romana Santos e João Paulo Medeiros (MARE-ULisboa) |
15/mai | 18h00-20h00 | Desenvolvimento sustentável da economia azul – conhecimento e inovação | T – Online | 2 | Romana Santos (MARE-ULisboa) |
17/mai | 10h00-12h30 | Monitorização ambiental como passo para a sustentabilidade dos oceanos Local: Edif. Madeira Tecnopolo – Sala Ursa Menor 1 |
TP – Presencial | 2,5 | João Paulo Medeiros e Romana Santos (MARE-ULisboa) |
14h30-17h00 | Produtos inspirados em organismos marinhos: biomimetismo e biotecnologia azul Local: Edif. Madeira Tecnopolo – Sala Ursa Menor 1 |
TP – Presencial | 2,5 | Romana Santos e João Paulo Medeiros (MARE-ULisboa) | |
20/mai | 18h00-20h00 | Sustentabilidade do meio marinho e a produção de alimentos | T – Online | 2 | Vera Sequeira e Maria João Correia (MARE-ULisboa) |
22/mai | 18h00-20h00 | Fragilidade dos ecossistemas marinhos Serviços dos ecossistemas |
T – Online | 2 | Vera Sequeira e Maria João Correia (MARE-ULisboa) |
24/mai | 10h00-13h00 | Visita Mercado do Funchal – Como ser um consumidor sustentável de pescado | TC – Presencial | 3 | Vera Sequeira e Maria João Correia (MARE-ULisboa) César Gomes (MARE-Madeira) |
14h00-17h00 | Da sobrepesca e aquacultura à sustentabilidade: dinâmicas de grupo Local: Edif. Madeira Tecnopolo – Sala Ursa Menor 1 |
TP – Presencial | 3 | Vera Sequeira e Maria João Correia (MARE-Ulisboa) | |
27/mai | 18h00-20h00 | Impacte das alterações climáticas nos oceanos | T – Online | 2 | Marta Pimentel (MARE ULisboa) |
29/mai | 18h00-20h00 | Educação financeira para a sustentabilidade dos oceanos | TP – Online | 2 | Ana Rodrigues (Edukanvas) |
31/mai | 10h00-13h00 | Saída campo à zona entre marés (maré baixa 0.75m 11h35) Local: Reis Magos |
TC – Presencial | 3 | Marta Pimentel e Diana Boaventura (MARE-ULisboa) Laura Piazzese (MARE- Madeira) |
14h-16h | Visita ao laboratório do MARE Madeira Conclusão do curso Local: CO-OOM (Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira) |
TP – Presencial | 2 | Marta Pimentel e Diana Boaventura (MARE-ULisboa) Carlos Lucas (IDL/OOM/ARDITI) Dinarte Vieira e João Pestana (MARE-Madeira) |
T – aula teórica
TP – aula teórico-prática
TC – aula de campo
Empenho, autonomia e iniciativa (40%) e relatório autocrítico individual (60%).
Os formandos serão sujeitos, de acordo com a lei, à avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 e que prevê a aplicação da seguinte escala:
- Excelente – de 9 a 10 valores
- Muito Bom – de 8 a 8,9 valores
- Bom – de 6,5 a 7,9 valores
- Regular – de 5 a 6,4 valores
- Insuficiente – de 1 a 4,9 valores
Para obterem aprovação os formando deverão assistir a pelo menos 2/3 das aulas.
28h de contacto que incluirão:
- 12h aulas teóricas em regime de e-learning durante 5 semanas, 18h-20h
- 6h trabalho de campo (2 sábados)
- 7,5h aulas práticas e teórico-práticas
- 2,5h práticas-laboratoriais (2 sábados)
As aulas presenciais realizam-se todas no Funchal, Madeira.
- Candidatura: 0€
- Taxa de inscrição (em caso de candidatura ser aceite – inclui seguro escolar): 5€
- Propina: 70€
Condições especiais
- 10% – Empresas não parceiras que inscrevam 3 ou mais colaboradores
- 15% – Parceiros e colaboradores (incluíndo associações e empresas em que CIÊNCIAS participa)
- 25% – Alunos e ALUMNI de CIÊNCIAS
- 15% – ALUMNI da Universidade de Lisboa
Coordenação

Formadores






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