A importância da atividade experimental no ensino da Química: um processo de ensino – aprendizagem – 1ª Edição

Os objetivos da presente ação são:
- Integrar o conhecimento científico da área da Química em questões do quotidiano
- Promover o papel do trabalho experimental como metodologia no Ensino da Química
- Desenvolver atividades experimentais que contribuam para aperfeiçoar as competências científicas dos professores, quer a nível prático quer a nível teórico, e que possam constituir recursos promotores de sucesso na aprendizagem da Química
O Curso está acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22).
Professores do Grupo 510 dos Ensinos Básico e Secundário.
A disciplina de Química integra a componente específica do plano de estudos do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, do 12º ano, no seguimento da disciplina de Física e Química A dos 10º e 11º anos. Estas disciplinas têm como objetivo proporcionar uma visão global e atual dos aspetos relevantes do conhecimento químico, da construção do conhecimento científico e do papel da ciência na interpretação do mundo.
As Aprendizagens Essenciais (AE) destas disciplinas estão organizadas em domínios que incluem, entre outros, para 11º ano de FQ-A, “Equilíbrio químico e reações em sistemas aquosos”, na componente de Química e, para o 12ºano, “Metais e ligas metálicas” (Estruturas, propriedades e degradação dos metais, e sua envolvência no ambiente e vida).
Na presente ação de formação propõe-se a realização de diferentes experiências laboratoriais que se enquadram nos domínios atrás referidos para as AE nas disciplinas da área da Química, todas passíveis de serem adaptadas para execução em sala de aula, mediante simplificações adequadas às metas curriculares.
A ação envolve uma sessão de apresentação, sete sessões laboratoriais e uma sessão final de avaliação dos formandos.
Data | Horário | Edifício | Piso | Sala | Tema |
17/06/2025 | 17h30-18h30 | C8 | 2 | 8.2.10 | Apresentação |
24/06/2025 | 17h30-20h30 | C1 | 5 | 1.5.29 | Trabalho 1: Determinação do teor do aditivo E330 (ácido cítrico) em refrigerantes através de titulação ácido/base |
26/06/2025 | 17h30-20h30 | C1 | 5 | 1.5.29 | Trabalho 2: Equilíbrio químico: A solubilidade de um composto molecular e de um composto iónico. Efeito da temperatura. |
01/07/2025 | 17h30-20h30 | C1 | 5 | 1.5.29 | Trabalho 3: Síntese de um complexo com um ligando quelante. |
03/07/2025 | 17h30-20h30 | C1 | 5 | 1.5.29 | Trabalho 4: Introdução à oxidação-redução. |
08/07/2025 | 17h30-20h30 | C1 | 5 | 1.5.29 | Trabalho 5: Proteção contra a corrosão. Anodização e coloração do alumínio. |
10/07/2025 | 17h30-20h30 | C1 | 5 | 1.5.29 | Trabalho 6: Deposição metálica electroless. |
15/07/2025 | 17h30-20h30 | C1 | 5 | 1.5.29 | Trabalho 7: Reciclagem metálica: ciclo do cobre. |
17/07/2025 | 17h30-20h30 | C8 | 2 | 8.2.11 | Avaliação dos formandos e da ação de formação. |
As metodologias de trabalho a usar nesta ação de formação baseiam-se, fundamentalmente, no desenvolvimento de atividades experimentais. Sempre que se justifique, será apresentada a fundamentação teórica que se julgue adequada.
A avaliação de cada formando será contínua, individual, de carácter formativo e inclui:
- Desempenho nas atividades laboratoriais
- Tratamento dos resultados obtidos nas experiências
- Teste individual escrito a realizar na última sessão
A todos os formandos que completarem a Ação de Formação será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 a 10.
Os passos metodológicos a seguir incluem:
- Discussão e reflexão sobre a natureza do trabalho experimental, da sua abordagem na implementação das orientações curriculares das disciplinas de Física e Química A e Química, e da sua contextualização interdisciplinar na área de Ciências e Tecnologias
- Realização e exploração das atividades experimentais previstas
- Tratamento e análise dos resultados obtidos
- Reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas, e sobre a sua potencial aplicabilidade em contexto de sala de aula.
Os diferentes temas serão acompanhados de sumários, protocolos experimentais e bibliografia específica.
- 3ª e 5ª , 17h30 – 20h30
- No dia 17 junho, a sessão é das 17h30 às 18h30
- Candidatura: 0€
- Taxa de inscrição (em caso de candidatura ser aceite – inclui seguro escolar): 5€
- Propina: 50€
Condições especiais
- 10% – Empresas não parceiras que inscrevam 3 ou mais colaboradores
- 15% – Parceiros e colaboradores (incluíndo associações e empresas em que CIÊNCIAS participa)
- 25% – Alunos e ALUMNI de CIÊNCIAS
- 15% – Alumni da Universidade de Lisboa
Prémios PRR
O presente regulamento estabelece o regime de atribuição de prémios de desempenho escolar aos formandos inscritos nos cursos de formação avançada não conferentes de grau académico coordenados pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS), no âmbito do Projeto ULisboa-EPG (Escola de Pós-Graduação da Universidade de Lisboa), ao abrigo do Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e durante o seu período de financiamento (até ao ano letivo de 2025/2026).
Serão atribuídos os seguintes prémios:
- Prémio de Desempenho Escolar A – 100 % do valor da propina
- Prémio de Desempenho Escolar B – 80 % do valor da propina
- Prémio de Desempenho Escolar C – 50 % do valor da propina
O valor da propina a considerar terá em conta as condições especiais aplicadas ao beneficiário.
Coordenação

Formadores






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