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OFERTA FORMATIVA

Geologia e Água Subterrânea: a Dinâmica dos Aquíferos – 1ª Edição

Objetivos

Com este curso pretende-se contribuir para a atualização e aprofundamento de conhecimentos nas vertentes teóricas (dirigida ao “saber”) e prática (orientada ao “saber fazer”), bem como para o aperfeiçoamento das competências profissionais dos professores do Ensino Básico (3º Ciclo) e Secundário. São objetivos deste módulo:

  1. Fornecer aos professores as ferramentas necessárias e fundamentais (teóricas e práticas) para uma melhor lecionação dos diferentes aspetos dos recursos hídricos subterrâneos que constam nos planos de estudo dos ensinos básico e secundário
  2. Sensibilizar os formandos para a construção de modelos que permitam a representação e o estudo de sistemas hidrogeológicos e das suas transformações
  3. Apoiar os professores na promoção junto dos seus alunos da curiosidade para o estudo dos recursos hídricos, nomeadamente os subterrâneos, promovendo a conscientização sobre a preservação da água
Destinatários

Professores do Ensino Básico (3º Ciclo) e Secundário, grupos de docência 420 e 520.

Este curso está acreditado pelo CCPFC, com 1 crédito, para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 420 e 520.

Critérios de seleção das candidaturas:

  1. Tempo de serviço (dias) – prioridade para as candidaturas com mais tempo de serviço
  2. Data de candidatura – em caso de empate no critério 1), será dada prioridade à candidatura recebida em primeiro lugar
Estrutura
  1. Ocorrência das águas subterrâneas. Tipologias de aquíferos e classificação das formações hidrogeológicas
  2. Parâmetros hidráulicos de aquíferos: porosidade, permeabilidade, transmissividade, coeficiente de armazenamento
  3. Escoamento em meios porosos, fraturados e cársicos
  4. Composição físico-química da água subterrânea e a sua relação com as litologias do aquífero; fácies hidroquímica; dissolução e precipitação de minerais; o papel do CO2(g) na dissolução; representação gráfica da composição química de uma água
  5. Exploração sustentada de recursos hídricos subterrâneos; infiltração e recarga vs extração; impactes das alterações climáticas na disponibilidade dos recursos hídricos subterrâneos
  6. Condicionantes litológicas à propagação de contaminantes; vulnerabilidade e proteção de aquíferos
  7. Casos de estudo e modelos conceptuais hidrogeológicos; exemplos de sistemas porosos, fraturados e cársicos
  8. Trabalho de campo para aquisição de competências na organização de visitas de estudo, fundamentais no processo de aprendizagem dos alunos, proporcionando experiências práticas que complementam o ensino teórico em sala de aula
Avaliação

As metodologias a usar neste curso variam consoante o tipo de atividades e das competências a desenvolver:

  • As aulas teóricas serão lecionadas em formato de palestras dialogadas com recurso a apresentações
  • Nas aulas teórico-práticas serão resolvidos exercícios respeitantes à matéria lecionada nas aulas teóricas, de modo a que os formando adquiram mais facilmente os conceitos transmitidos. A resolução dos exercícios é acompanhada de discussão dos temas abordados
  • As aulas serão acompanhadas de sumários e bibliografia específica
  • O trabalho de campo será a última componente da ação e decorrerá numa região que permita observar e aplicar os conhecimentos adquiridos durante a ação

É obrigatória a presença dos alunos em, pelo menos, dois terços das aulas ministradas.

A avaliação dos formandos será quantitativa (escala 0-20 valores), com base nos seguintes elementos:

  1. Trabalho monográfico sobre um dos temas do conteúdo programático do curso – 50%
  2. Avaliação contínua com base na participação nas aulas e na resolução de exercícios práticos – 30%
  3. Relatório do trabalho de campo – 20%
Horário
  • 16, 17, 18, 21 e 22 julho, 10h-12h e 14h-16h
  • Saída de campo 19 julho, 9h-16h
Custo
  • Candidatura: 0€
  • Taxa de inscrição (em caso de candidatura ser aceite – inclui seguro escolar): 5€
  • Propina: 50€

Prémios PRR

O presente regulamento estabelece o regime de atribuição de prémios de desempenho escolar aos formandos inscritos nos cursos de formação avançada não conferentes de grau académico coordenados pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS), no âmbito do Projeto ULisboa-EPG (Escola de Pós-Graduação da Universidade de Lisboa), ao abrigo do Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e durante o seu período de financiamento (até ao ano letivo de 2025/2026).

Serão atribuídos os seguintes prémios:

  1. Prémio de Desempenho Escolar A – 100 % do valor da propina
  2. Prémio de Desempenho Escolar B – 80 % do valor da propina
  3. Prémio de Desempenho Escolar C – 50 % do valor da propina

O valor da propina a considerar terá em conta as condições especiais aplicadas ao beneficiário.

Consulte o Regulamento de Atribuição de Prémios de Desempenho Escolar – Cursos PRR da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Coordenação

Maria do Rosário Carvalho
Professora Associada CIÊNCIAS
Short CV
Geóloga, Doutorada em Geologia na Especialidade de Hidrogeologia, com tese sobre a Hidrogeologia do Vulcão do Fogo (ilha São Miguel). Experiência em docência, investigação e consultoria desde 1990, nas áreas de Hidrogeologia, Hidrogeoquímica, Geotermia e Ambiente.

Formadores

Maria do Rosário Carvalho
Professora Associada CIÊNCIAS
Short CV
Geóloga, Doutorada em Geologia na Especialidade de Hidrogeologia, com tese sobre a Hidrogeologia do Vulcão do Fogo (ilha São Miguel). Experiência em docência, investigação e consultoria desde 1990, nas áreas de Hidrogeologia, Hidrogeoquímica, Geotermia e Ambiente.
Maria Catarina Silva
Professora Auxiliar CIÊNCIAS
Short CV
Doutorada em Geologia, com especialização em Geoquímica, trabalha na área das Ciências da Terra e Ambiente, com foco na contaminação de águas subterrâneas.

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ECTS: 2
FORMATO: Presencial
REGIME: Laboral Intensivo
INÍCIO: 16/07/2025
FIM: 22/07/2025
DURAÇÃO: 25 Horas
ÁREA CIENTÍFICA: Ciências da Terra
CANDIDATURAS
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Onde Estamos
Campo Grande 1749-016, Lisboa, Portugal
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