Microplásticos: tudo o que (ainda não) sabemos! – 3ª Edição

Este curso tem como objetivo dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos.
O curso é composto por sessões teóricas, sobre a origem e caracterização de microplásticos, a contaminação terrestre e aquática e os potenciais efeitos observados nos diferentes organismos, incluíndo os humanos. Esta informação será complementada com recurso a casos de estudo recentes, realizados pela equipa de formação.
Principais objetivos
- Promover uma educação para a sustentabilidade do meio ambiente
- Atualizar conceitos científicos e sua aplicação pedagógica
- Fornecer recursos educativos adequados aos diferentes níveis de ensino
- Valorizar a participação dos cidadãos na gestão e proteção do meio ambiente e seus recursos
Enquadramento da ação de formação
- Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – pilar Transição Climática e área prioritária Aumentar o potencial produtivo
- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ONU, Agenda 2030
- ODS 4 Educação de qualidade
- ODS 12 Produção e consumo sustentáveis
- ODS 13 Ação climática
- ODS 14 Proteger a vida marinha
- Objetivos estratégicos da Estratégia Nacional para o Mar 2030
- OE 1 Combater as alterações climáticas e a poluição e proteger e restaurar os ecossistemas
- OE 2 Fomentar o emprego e a economia azul, circular e sustentável
- OE 4 Apostar na garantia da sustentabilidade e na segurança alimentar
- OE 7 Estimular o conhecimento científico, desenvolvimento tecnológico e inovação azul
- OE 8 Incrementar a educação, a formação, a cultura e a literacia do oceano
- Princípios de Literacia do Oceano
Investigadores desta área e decisores.
Professores
Caso seja professor dos grupos 230, 520 e 560, e esteja interessado numa sessão acreditada deste curso, contacte-nos para construirfuturo@ciencias.ulisboa.pt.
Sessão em escolas
A equipa de formação também está disponível para realizar uma versão reduzida deste curso diretamente nas escolas, contactando desta forma com os alunos de vários níveis de ensino. Professores e/ou alunos interessados podem contactar-nos para construirfuturo@ciencias.ulisboa.pt.
O curso é constituído por sessões teóricas, sob a forma de seminários, com apresentação complementar de casos de estudo recentes.
Tópicos principais
- Microplásticos: origem e caracterização (3h) – 21 abril 2025, 18h-21h
- Contaminação por microplásticos (fontes de contaminação e destino, nas diferentes matrizes ambientais) (3h) – 22 abril 2025, 18h-21h
- Potenciais efeitos dos microplásticos nos organismos (estudos de caso) (3h) – 23 abril 2025, 18h-21h
- Potenciais efeitos dos microplásticos nos ecossistemas (estudos de caso) (3h) – 24 abril 2025, das 9h-12h
Em cada um destes módulos serão apresentados os conceitos básicos sobre a problemática atual dos microplásticos e nanoplásticos, em relação à sua origem, caracterização e potenciais efeitos nos organismos e impactos nos ecossistemas. Além disso, uma perspetiva mais atual sobre os efeitos destes poluentes emergentes, e que discrimina os efeitos da partícula dos efeitos do polímero em si, permitirá aos formandos adquirir formas mais realistas, e com conhecimento de causa.
A ação tem um caráter teórico e permitirá aos formandos explorar o processo científico e executar práticas experimentais, que possam reproduzir na sua prática. As metodologias de trabalho ao longo da ação baseiam-se, fundamentalmente:
- Sessões teóricas
- Reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas
- Os métodos utilizados para a aprendizagem dos conteúdos serão diversificados, com recurso a apresentação, a análise de estudos de caso e a realização de dinâmicas de grupo
- Será privilegiada a aprendizagem colaborativa
Regime de avaliação dos formandos
A avaliação dos formandos é individual e contínua. Consideram-se os seguintes parâmetros de avaliação:
- Empenho, autonomia e iniciativa (40%)
- Relatório autocrítico individual dos formandos (60%)
Os formandos serão sujeitos à avaliação quantitativa na escala de 1 a 20 e que prevê a aplicação da seguinte escala:
- Excelente – de 18 a 20 valores
- Muito Bom – de 16 a 18 valores
- Bom – de 13 a 16 valores
- Regular – de 10 a 13 valores
- Insuficiente – de 1 a 10 valores
O curso terá a duração de 12 horas repartidas por 4 dias, em formato online.
- 3, 4 e 5 setembro: 18h-21h
- 6 setembro: 10h-13h
- Taxa de inscrição (em caso de candidatura ser aceite – inclui seguro escolar): 5€
- Propina: 100€
Condições especiais
- 10% – Empresas não parceiras que inscrevam 3 ou mais colaboradores
- 15% – Parceiros e colaboradores (incluíndo associações e empresas em que CIÊNCIAS participa)
- 25% – Alunos e ALUMNI de CIÊNCIAS
- 15% – Alumni da Universidade de Lisboa
Prémios PRR
O presente regulamento estabelece o regime de atribuição de prémios de desempenho escolar aos formandos inscritos nos cursos de formação avançada não conferentes de grau académico coordenados pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS), no âmbito do Projeto ULisboa-EPG (Escola de Pós-Graduação da Universidade de Lisboa), ao abrigo do Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e durante o seu período de financiamento (até ao ano letivo de 2025/2026).
Serão atribuídos os seguintes prémios:
- Prémio de Desempenho Escolar A – 100 % do valor da propina
- Prémio de Desempenho Escolar B – 80 % do valor da propina
- Prémio de Desempenho Escolar C – 50 % do valor da propina
O valor da propina a considerar terá em conta as condições especiais aplicadas ao beneficiário.
Coordenação

Formadores



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