Rocha Amiga – 8ª Edição

No final deste curso os formandos deverão ter adquirido as seguintes competências:
- Conhecer os tipos de rochas que ocorrem na região onde se situa a Escola e integrá-los no contexto das matérias geológicas leccionadas ao nível do Ensino Básico e/ou Secundário
- Conhecer o enquadramento geológico da região onde se situa a Escola (e.g. processos de geodinâmica interna e/ou externa envolvidos na génese das rochas aflorantes), a geomorfologia, os recursos geológicos e respetivo aproveitamento económico, os ecossistemas dos quais constitui suporte físico, entre outros, no sentido de complementar e enriquecer o pacote informativo associado às rochas da região, a disponibilizar no âmbito da rede Rocha Amiga
- Ver para além das rochas. Pretende-se que o formando seja capaz, não só de identificar e classificar uma rocha, mas também reconhecer a sua fácies, tendo em vista interpretar as suas condições de formação e o seu contexto geológico
- As rochas como indicadoras de processos geológicos. Pretende-se que o formando seja capaz, para além da identificação da rocha, de interpretar os processos geológicos envolvidos na sua génese
- Tendo por base a seleção de uma dezena de rochas representativas da Geologia de Portugal, incluíndo as rochas que afloram nas imediações da Escola, ser capaz de descrever o conjunto de processos geológicos que as relacionem entre si, ilustrando um possível subciclo do Ciclo Petrogenético ou a história geológica duma região
Em termos de materiais didáticos pretende-se que cada participante obtenha:
- Um conjunto de exemplares em amostra de mão e respetivo pacote informativo complementar sobre as rochas que afloram nas vizinhanças da Escola, tendo em vista ulteriores trocas no âmbito da rede Rocha Amiga
- Um kit pedagógico tendo por base exemplares de amostra de mão, representativos da diversidade geológica da região da Grande Lisboa (ou de uma área mais vasta, função da proveniência dos professores participantes, no limite, de Portugal continental e insular)
- Kits pedagógicos ilustrativos de subciclos do Ciclo Petrogenético, desenvolvido pedagogicamente sob a forma de um jogo (Jogo das Rochas e/ou dos Seixos)
Professores do Ensino Básico (3º Ciclo) e Secundário, grupos de docência 230, 420 e 520.
Este curso está acreditado pelo CCPFC, com 1 crédito, para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420 e 520.
Critérios de seleção das candidaturas:
- Tempo de serviço (dias) – prioridade para as candidaturas com mais tempo de serviço
- Data de candidatura – em caso de empate no critério 1), será dada prioridade à candidatura recebida em primeiro lugar
O Curso de formação será estruturado de modo a repartir as horas destinadas às sessões presenciais conjuntas entre sessões de gabinete e de campo. Decorrerá alternando momentos de discussão conceptual e de trabalho autónomo ou cooperativo, de formulação de propostas de processos e de materiais didáticos, a utilizar posteriormente pelos formandos nas suas próprias aulas.
Conteúdos a abordar
Estes conteúdos serão abordados nas sessões presencias conjuntas, do ponto de vista conceptual e a aplicar na delineação de novos meios de utilizar as rochas em contexto de sala de aula, de afloramento ou de atividades pedagógicas complementares (e.g. Clubes de Ciência; atividades escolares culturais interdisciplinares).
- 1ª Sessão – Apresentação e discussão dos objectivos essenciais da Ação Rocha Amiga
- Identificação do substrato geológico onde a Escola se insere
- Conhecimento do enquadramento geológico da região onde a Escola se insere
- Criação de coleções pedagógicas de rochas com conteúdo informativo acrescido
- Novas estratégias de ensino de conceitos básicos da Geologia tendo por base rochas em amostra de mão
- 2ª Sessão – Sessão teórico-prática de revisão e atualização de conceitos e critérios de classificação de rochas em amostra de mão
- Apresentação de exemplos de conteúdos informativos associados aos vários tipos de rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas
- Processos geológicos envolvidos na formação (magmatismo, diagénese), alteração (meteorização) e transformação (metamorfismo) de rochas
- 3ª Sessão – Sessão de análise laboratorial de rochas em amostra de mão
- Importância do uso do ácido clorídrico enquanto ferramenta de campo
- As rochas enquanto portadoras de informação geológica (processos geodinâmicos envolvidos; interpretação paleoambiental e/ou estratigráfica do seu conteúdo fóssil, etc.)
- 4ª Sessão – Saída de campo a afloramentos na região da Grande Lisboa (a definir entre os participantes, em função da localização das Escolas onde ministram aulas) ou de Geologia Urbana (e.g. Geologia Augusta)
- Aspetos gerais associados à identificação macroscópica em amostra de mão no terreno
- Análise de aspetos ligados à segurança e à salvaguarda do património geológico de afloramentos
- 5ª Sessão – Sessão de análise laboratorial de rochas em amostra de mão
- As rochas enquanto portadoras de informação geológica (processos geodinâmicos envolvidos, interpretação paleoambiental e/ou estratigráfica do seu conteúdo fóssil, etc.)
- 6ª Sessão – Saída de campo para observação de litótipos variados em litoral rico em enrocamentos e seixos (Praia de Cruz-Quebrada / Dafundo) para observação de Rochas da Região e/ou exóticas para produção de kits pedagógicos
- 7ª Sessão – Tendo por base a recolha de exemplares de rochas em amostra de mão, da região onde a Escola de cada um dos participantes está implantada, estes irão produzir um kit pedagógico que as inclua, no sentido de lhes conferir maior conteúdo pedagógico e maior utilidade na prática letiva da Geologia utilizando rochas em amostra de mão
- 8ª Sessão
- Apresentação e discussão dos materiais produzidos pelos formandos
- Avaliação da ação
As sessões presenciais terão cariz teórico-prático, com suporte multimédia e exemplos de kits pedagógicos com rochas, sendo a explanação dos objetivos, estratégias e conceitos basilares da Geologia acompanhados da observação, interpretação e discussão simultânea de exemplares e de situações tipo.
Para o desenvolvimento da capacidade de identificação e de interpretação de rochas e dos processos litológicos, será proporcionando aos formandos contacto direto, na sala de aula e em afloramento, com exemplares de diferentes tipos petrográficos, tendo por base a elevada geodiversidade da região da Grande Lisboa.
Serão facultados aos formandos guias-tipo e exemplos de relatórios informativos sobre rochas de Portugal, já realizados por escolas que aderiram ao projeto Rocha Amiga.
Serão realizadas saídas de campo a afloramentos, cuja acessibilidade, localização geográfica e legibilidade permitam a sua utilização na prática letiva dos participantes, como locais de observação e de interpretação geológica.
No desenvolvimento de atividades não presenciais, será facultado aos formandos apoio à distância via Internet (plataforma moodle) e correio eletrónico.
Os participantes serão encorajados a aplicar dos materiais e/ou das atividades, por eles desenvolvidos, e a comprovar a sua eficácia, nas suas próprias aulas, em conjunto com os seus alunos, sempre que possível em continuidade com as atividades levadas neste curso.
É obrigatória a presença dos alunos em, pelo menos, dois terços das aulas ministradas.
A avaliação dos formandos será realizada, fundamentalmente, com base:
- na sua participação nas várias atividades desenvolvidas ao longo das sessões presenciais
- na qualidade da apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos
- e, sobretudo, no desenvolvimento de materiais didáticos inovadores e/ou de novos meios de utilizar as rochas no ensino de temas geológicos.
A avaliação dos materiais e/ou dos meios desenvolvidos será feita de com base nos seguintes tópicos principais:
- rigor científico e formal
- inovação da abordagem
- aplicabilidade dos mesmos à prática pedagógica
Escala de avaliação: 0-20 valores
- 29 setembro, 17h30-20h
- 2 outubro, 17h30-20h
- 4 outubro, 9h-13h
- 6 outubro, 17h30-20h
- 9 outubro, 17h30-20h
- 11 outubro, 9h-13h
- 18 outubro, 9h-13h
- 30 outubro, 17h-20h
- Candidatura: 0€
- Taxa de inscrição (em caso de candidatura ser aceite – inclui seguro escolar): 5€
- Propina: 50€
Coordenação

Formadores

Share:
